Relembre: SBT exibe suicídio no “Aqui Agora”

No dia 5 de julho de 1993, o “Aqui Agora” mostrou o suicídio da recepcionista Daniele Alves Lopes, de 16 anos. Ela pulou do 7° andar de um prédio no centro de São Paulo, despencando de uma altura de 40 metros. A imagem, chocante, foi exibida para mais de 800 000 residências em São Paulo, número de pessoas que estavam sintonizadas no SBT no momento da exibição do suicídio televisionado.

Ao contrário do que muita gente pensa, essas imagens não foram exibidas ao vivo pelo SBT. As imagens foram feitas por volta das 11 da manhã e foram ao à noite. Nesse dia, o “Aqui Agora” avisou a quem estava assistindo que as cenas que seriam mostradas a seguir eram impactantes. Coube a quem estava no sofá, mudar de canal ou permanecer sintonizado ao SBT.

O motivo que levou Daniele a se matar foi uma amor não-correspondido por Alexandre, de 19 anos. Os dois haviam namorado por um tempo, mas terminaram. Depois disso, Daniele já havia tentado o suicídio outras vezes, se atirando na frente de carros e já tinha cortado os pulsos. A paixão por Alexandre era avassaladora. Daniele fazia de tudo para chamar a atenção dele: já havia simulado um desmaio na frente dele e estava entregue ao álcool por se sentir impotente em não poder se reconciliar com ele.

Para completar a história, os pais de Daniele não aceitavam essa paixão dela por Alexandre, já que ele gostava de rock, vivia cercado por várias outras garotas e tinha uma aparência rebelde. Daniele já tinha fugido de casa 3 vezes desde que começou a paixão por Alexandre.

Alvo de críticas vindas de todos os lados, o repórter Sergio Farias, que cobriu esse caso, se defendeu na época: “Já tinha cobrido outras tentativas de suicídio, mas todas tiveram um final feliz. É uma coisa muito complicada. É bom para as pessoas refletirem. Uma vida se perde em um segundo, e para quê?”, disse.

O SBT exibiu a reportagem do suicídio de Daniele por volta de 10 minutos e marcou 20 pontos no Ibope.

Um ano depois do suicídio de Danielle, os pais da garota, receberam uma indenização de R$1,5 milhão do SBT por danos morais. Eles entraram na justiça pelo abuso cometido de mostrarem a cena para milhões de pessoas.

Fonte: SBT Oficial & Original (comunidade do Orkut)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s